terça-feira, 10 de abril de 2012


                      Coração  Remendado

                     Alguém me mandou um beijo no meu coração remendado  e adorei isso. Tem tudo  a  ver comigo. Literalmente, o meu órgão do amor, está cheio de Stents  e de vez em quando batendo descompassado  e me limitando a uma vida meio desativada, não querendo dizer que não está motivada. Nesse aspecto, tenho que segurar o embalo e me comportar porque a  “ vigilância sanitária” da minha casa segura as rédeas  e olha que não sou égua mansa. São as mazelas da idade que resolveram me atacar mas sou mais teimosa que elas.
                     Não quero falar de doença e sim de sentimentos  que trago comigo e que por um longo período foram abafados e escondidos.  Os anos passam mas a janela da vida está sempre aberta para receber os raios de luz.
                     Disse Jesus  que “ não se põe remendo novo em vestido velho...”  Eu mergulhei nessas palavras e procurei entender o seu verdadeiro sentido. Claro que o Mestre se referia ao espírito e eu aproveito o gancho para falar da vida , de um modo geral. O que vem d’Ele é pura sabedoria e nós podemos usar com muito respeito, para dizer o que nos vai no coração.
                     A vida é um bem que temos que zelar e aperfeiçoar a cada dia. As voltas que ela dá, são tantas e às vezes inesperadas. Eu nunca pensei que um dia viria parar aqui em São Paulo , esse lugar tão distante do meu mundo nordestino. O que eu vim fazer aqui, longe da minha terra , apesar de continuar perto das minhas raízes? Como dizem : o pernambucano sai de Pernambuco , mas Pernambuco nunca sai dele.  Digam o que quiserem,  que é puro bairrismo, coisa e tal. Conheço um pernambucano que diz que Recife é mais bonito do que Paris. Não conheço Paris mas a beleza é muito subjetiva. Cada um vê uma coisa do seu jeito e naturalmente, o sentimento interfere nisso. Acho que é mais ou menos a mesma coisa de um filho. Nós sempre achamos o nosso mais bonito.  Bom , continuando  o que falei porque vim parar aqui.  Acho que no momento que decidi  sair da minha terra, eu quis por um remendo no meu coração, na minha alma, na minha vida. Só que o remendo não resolveu as minhas frustrações, as minhas angustias daquele momento.
                     Feridas e mágoas não se curam fugindo. É necessário tempo e renovação. Mudando  de lugar, de profissão , de costumes, só agredimos  o nosso “EU”, a nossa essência e adoecemos. Hoje isso é claro como água prá mim. Não me arrependo de ter vindo. Aqui, me esperava outra parte da minha missão, mas a anterior ainda não tinha terminado e às vezes colocamos o carro na frente dos bois. O remendo novo não inutilizou a roupa velha que demorou muito para ser renovada. Costumo dizer que “ só eu sei as esquinas por onde eu passei”.
                      Hoje, eu não remendo a minha roupa porque ela está nova. O meu coração tem muito prá dar e eu faço questão de não colocar remendos nele. Quero que seja preenchido de coisas boas. Essas coisas  são com certeza, as ótimas lembranças  da minha terra, da minha gente,as pessoas que hoje fazem parte da minha vida. Descobri que podemos ser felizes em qualquer lugar, desde que esvaziemos o nosso coração principalmente de mágoas e rancores do passado. O tempo anda tão somente prá frente, as coisas mudam, nosso corpo muda, tudo muda e não podemos deter o tempo, porque precisamos de renovação. A nossa mente é milhões de vezes mais poderosa que os mais sofisticados aparelhos eletrônicos e podemos tudo, inclusive ter controle de nós mesmos.
                        Nesse mundo de tantos vícios em que as pessoas se perdem fácil, falta amor, falta o querer ser.  As famílias precisam se unir mais, amparar mais os seus membros, para que não se sintam tão sozinhos.
                        Escrever, prá mim é como se eu me banhasse numa cachoeira de águas muito límpidas , lavando minha alma e preenchendo-a de sonhos bons. Escrever, prá mim é viajar nas minhas lembranças e buscar a verdadeira essência da minha vida ou viajar nas viagens de outros e conhecer as suas impressões.
                         Quanto ao meu coração remendado, espero que não me traia mais e me deixe viver com alegria e leveza, para que eu possa compensar o que ficou prá trás. Espero que me permita bater pernas na 25 de Março, no Braz , na rua das Calçadas, do Rangel,nos camelôs e nas muvucas da vida que eu adoro, que me permita fazer meus artesanatos prá ganhar meu “dimdim “ e gastar tudo lá do jeito que eu quiser sem controle financeiro da “tropa de choque” atrás de mim. São as minhas grandes ambições e eu vou realizá-las !!!

Graça,abril/2012

2 comentários:

  1. " Estamos todos matriculados na grande escola da vida, onde o grande Mestre é o TEMPO! "

    ResponderExcluir
  2. O tempo é realmente precioso.
    " DAR TEMPO AO TEMPO" é ter sabedoria para não atropelar a vida!!! Tudo tem seu tempo certo!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir